Papagaio Verdadeiro – Amazona Aestiva

O Papagaio-verdadeiro é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae. Conhecido também como Ajuru-etê, Curau, Papagaio-comum, Papagaio-curau, Papagaio-de-fronte-azul, Papagaio-grego, Papagaio-baiano, Trombeteiro (Mato Grosso) e Louro, como aliás são chamados todos os papagaios domésticos em nosso País.
Seu nome significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e do (latim) aestus, aestiva = calor, verão. ⇒ Papagaio do Amazonas. ou papagaio do calor da floresta Amazônica.

Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça.

Características: Mede de 35 a 37 cm. de comprimento e pesa cerca de 400g. Se dintingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde, mais claro entre o ventre e o rabo. Sua voz é bem típica: “krik-kiakrik-krik-krik”, “kréo”. É conhecido por ser um bom “falador”.

A subespécie o A. a. aestiva, da Bolívia, tem mais extenso o amarelo da face e o ombro é principalmente amarelo com uma pequena parte vermelha. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea, onde se destaca um fino anel externo vermelho, os imaturos têm íris marrom uniforme. O bico é negro no macho adulto.

Alimentação: Alimenta-se de sementes e frutos nativos.