Torneios - Os Azulões de CANTO LIVRE

Geralmente ficam longe da fêmea de Segunda a Quinta-feira só escutando a mesma chamar, e na Sexta, o macho é mostrado a ela por uns trinta minutos pela manhã e durante o dia separados chegando no final do dia da sexta feira dormindo juntos se vendo, e ao amanhecer no sábado são separados novamente. Se possível saia com o seu azulão e dê um passeio, leve perto a parques ou matas.
Já tendo testado estes, mantenho as ninhadas de dois a três filhotinhos em gaiolas de fêmeas até que vejo o macho churrilhar e isso começa logo aos 45 a 60 dias de vida. Venho notando que o desenvolvimento deles é melhor estando separados em gaiolas de campanha nº 5 e sempre procuro estar mexendo na gaiola colocando todos os dias no sol, para que a cada dia fiquem mais mansos e acostumados com o meu manejo.
Os que não cantam depois de três meses são colocados separadamente em gaiolas de fêmeas com as capas e na prateleira. Sendo ainda observados para confirmação de serem mesmo fêmeas. Mas hoje já é fácil identificar o sexo pelo exame de sexagem e com custo baixo.

Ao voltar, mantenha-o longe da fêmea e só no final do dia deixe-os juntos, e só separado uns dois a três minutos antes de ser colocado na estaca, sendo que nestes dois a três minutos procurar um Azulão valente para que teste o seu Azulão todo os dois minutos faltantes de sua apresentação e notará que irá começar a cantar já no momento de ser colocado na estaca e aí dará o máximo de si.

Agora, o Azulão de canto livre tem um bom rendimento quando canta curto se durante a prova imendar uma cantada longa terá grande chance de não ser classificado, pois vence o que mais canta. E a fêmea de um Azulão de torneio é só mostrada ao seu macho para que não corra o risco de acasalar-se com outro azulão, assim irá estimula-lo sempre que requisitada.

Aqui em Minas um Azulão que dê de 60 cantos em diante, tem grande chance de troféu e até de primeiro lugar. Para notar se seu azulão esta pronto para uma competição, marque antes em casa mesmo a sua média em minutos, pegue um cronômetro e veja quantos cantos ele esta dando por minuto e assim vai saber se esta com um pássaro competitivo.